Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira

THIAGO MIELLE

Linhas de Pesquisa:

  1. (Bios)Sensores Eletroquímicos
  2. (Nano)Materiais Eletródicos
  3. Processos Oxidativos Avançados
  4. Fotoeletrocatálise

Link para o lattes: 

contato: thiago.mielle@ufca.edu.br

 

Projetos de pesquisa:

 

ESTUDO DA INTERAÇÃO DA HEMOGLOBINA DE Glossoscolex Paulistus COM DIFERENTES SUBSTRATOS EM FUNÇÃO DO pH E DA CONCENTRAÇÃO DE H2O2
Descrição: Hemoglobinas extracelulares são proteínas do sistema respiratório de invertebrados, moluscos e anelídeos, caracterizadas por uma massa molecular elevada e resistência a oxidação e desnaturação quando expostas ao stress físico ou químico. A hemoglobina de Glossoscolex paulistus (HbGp) possui 3,6 MDa e estrutura quaternária composta por 144 cadeias de globinas e 36 cadeias linkers que não possuem o grupo heme. Vários estudos têm descrito o efeito de surfactantes, ureia, cloridrato de guanidina, variações de temperatura e pH na estabilidade e na composição do equilíbrio nas diferentes condições do meio. Embora estudos eletroquímicos de globinas de vertebrados visando compreender o processo de oxirredução, caracterização das espécies em equilíbrio, mecanismo de transferência de carga e estabilidade da proteína tenham sido reportados, não existem estudo com este foco para hremoglobinas extracelulares. Assim, o presente projeto propõe estudar a interação da HbGp com diferentes substratos, tais como Nafion®, Nafion®-surfactantes catiônicos (CTAB e DTAB) e Nafion®-quitosana, bem como o efeito de variáveis como pH e presença de agentes oxidantes nas propriedades estruturais e eletroquímicas da proteína. Concomitantemente, o estudo da estabilidade da HbGp imobilizada em diferentes substratos possibilitará aprofundar os conhecimentos sobre a caracterização de hemoglobinas gigantes, bem como avaliar o potencial desta classe de proteínas para o desenvolvimento de sensores no futuro, contribuindo assim para um avanço importante nas aplicações biotecnológicas. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . 

BIOSSENSORES ELETROQUÍMICOS ESTRUTURADOS COM PROTEÍNAS REDOX DE COGUMELOS SILVESTRES
Descrição: Em toda a extensão do território brasileiro (8,5 milhões km²), podemos encontrar diferentes zonas climáticas que permitem o desenvolvimento e adaptação de ampla e rica biodiversidade, com um importante destaque para o Bioma Caatinga, por abrigar um conjunto de ecossistemas encontrados unicamente no Brasil. Os cogumelos silvestres (uma das principais classes das 140 mil espécies de macrofungos identificadas), por exemplo, apresentam características singulares quanto aos seus atributos fisiológicos e bioquímicos, sendo importantes fontes de diferentes proteínas redox. Infelizmente, a maioria dos estudos envolvendo estas espécies limitam-se à investigações taxonômicas, deixando de lado outros dados importantes como a composição química e bioatividade dos possíveis metabólitos para ensaios in vivo e in vitro. Na área biotecnológica, uma das aplicações mais fascinantes das células, extratos proteicos e proteínas isoladas desses macrofungos está no desenvolvimento de biossensores eletroquímicos, ou seja, dispositivos capazes de fornecer informações analíticas quantitativas e semiquantitativas sobre moléculas-alvo, usando um receptor bioquímico imobilizado sobre transdutores de sinal elétrico. Metodologias eletroanalíticas desenvolvidas com biossensores eletroquímicos fornecem medidas estáveis, sensíveis, altamente específicas e/ou seletivas, precisas e com custo relativamente baixo, atreladas ao importante efeito eletrocatalítico das proteínas frente ao processo redox dos substratos. Assim, este projeto tem por objetivo desenvolver biossensores eletroquímicos configurados com proteínas redox de cogumelos silvestres, oriundos das áreas de Caatinga do Nordeste do Brasil, visando a aplicação desses dispositivos na eletroanálise de moléculas de interesse biológico e/ou ambiental.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .