1. Apresentação
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). Com isso, pretende-se estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular nas Instituições Associadas.
Em termos gerais o programa é uma Associação de Pesquisadores em Rede vinculados a Instituições de Ensino Superior, onde a implantação de programas independentes em Bioquímica e Biologia Molecular ainda não é possível (Instituições Associadas). O Programa é regido por regulamento próprio (aprovado pela CAPES) e coordenado pela SBBq (Instituição proponente). O programa do PMBqBM, por ser em rede, tem como composição administrativa um colegiado geral que orienta e coordena as atividades do programa e um Colegiado Administrativo Local composto pelos professores locais cadastrados no programa, encarregados de realizar a gestão das atividades locais do Programa.
Para consultar outras informações consultar a página: http://www.sbbq.org.br/multicentrico/
2. Objetivos
a) propiciar conhecimentos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com treinamento rigoroso em princípios básicos experimentais que capacitem o estudo de qualquer problema biológico, preparando seus estudantes para o desempenho de atividades de pesquisa e de magistério superior na área, respeitando o código de boas práticas científicas;
b) incentivar a pesquisa e aumentar a produtividade científica na área de Bioquímica e Biologia Molecular;
c) ampliar o número de profissionais com qualificação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais.
3. Vagas
Máximo de 6 por seleção.
3.1.Ver Regimento
4. Admissão
1. Prova de Conhecimento BQ e BM – (Eliminatória)
• Teste com 40 questões, sendo 0,25 por questão.
• Nota final: de 0 a 10.
• Nota mínima para aprovação: 5,0.
• Não é permitida a consulta a livros, apostilas etc durante a prova.
2. Prova de Suficiência em Inglês
• O resultado dessa prova deverá ser Suficiente ou Insuficiente.
• No caso do conceito Insuficiente, o candidato deverá repetir o exame após 06 (seis) meses.
3. Avaliação do Curriculum vitae (CV) e histórico escolar (HE) CV + HE = 10
5. Contato