Francisco Nascimento Pereira Júnior

jÚNIOR

Linhas de Pesquisa

Química de proteínas.

Link para o Lattes

Contato: francisco.pereira@ufca.edu.br

Projetos de Pesquisa

Núcleo de excelência em bioquímica, biologia estrutural e Molecular e simulação molecular de proteínas (nativas e Recombinantes) de espécies vegetais do cariri com Potencial inflamatório
 
Descrição: Esse projeto visa prospectar e aprofundar o estudo de moléculas biologicamente ativas de recursos naturais de nossa flora, em especial de espécies nativas e endêmicas do Cariri. Por outro lado, a proposta pretende nuclear um novo grupo de pesquisa na região sul do Estado do Ceará, favorecendo a interiorização de uma forma interdisciplinar da pesquisa científica. Este projeto possui pesquisadores colaboradores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Cariri. Sendo que essa proposta está, implicitamente, fundamentada em uma forte política de formação de recursos humanos através dos Programas de Pós-graduação que envolvem os pesquisadores da mesma.. 

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Bioprospecção de proteínas bioativas de plantas encontradas na região da Chapada do Araripe
 
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por finalidade estudar e realizar a prospecção de moléculas bioativas, com ênfase em lectinas, a partir da flora da região do Cariri, em especial da Chapada do Araripe, realizando a purificação e caracterização de moléculas de interesse biológico. 

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Estudos de proteínas com atividades biológicas: estado da arte e perspectivas
 
Descrição: Este projeto tem por objetivo a realização de um levantamento bibliográfico dos recentes trabalhos publicados em revistas especializadas nos últimos cinco anos sobre os estudos de caracterização biológica de proteínas de origem animal e vegetal que apresentam atividades biológicas..