Dúvidas Frequentes

Aluno Especial

Define-se como aluno especial aquele que tem diploma de nível superior reconhecido pelo MEC, não está regularmente matriculado em nenhum curso de pós-graduação strictu sensu e deseja cursar uma (ou mais) disciplina(s) do programa PMBqBM.

Recomenda-se aceitar a matrícula do aluno especial que já tenha algum vínculo (por exemplo, estágio, grupo de estudo, etc) ou pretenda vincular-se à docente credenciado no programa PMBqBM, desde que não extrapole o número de vagas da disciplina e que haja autorização, caso a caso, do docente responsável pela disciplina e do Coordenador Local da IES.

CO-ORIENTAÇÃO

 O co-orientador deve pertencer ao quadro de docentes dos programas de pós-graduação das IES nucleadoras do PMBqBM: Unicamp, Unifesp, USP, UFMG e UFRGS

Comprovação de Conclusão de Graduação

– São considerados prova de conclusão de GRADUAÇÃO: Histórico escolar, certificado de conclusão e diploma

– O aluno que ainda precisa cumprir um semestre inteiro na graduação (seja estágio ou disciplinas regulares) NÃO pode inscrever-se para o exame de seleção do PMBqBM. Este deve aguardar o edital de seleção do semestre seguinte.

– Excepcionalmente, os alunos de IES com semestre letivo OFICIALMENTE ATRASADO, i.e., irão se formar no começo ou meados do primeiro semestre do ano seguinte ao do exame de seleção, poderão inscrever-se para o exame de seleção, mediante ofício da Coordenação de Graduação da IES, atestando o atraso do calendário letivo.

– O aluno que irá se formar no semestre em que está ocorrendo o exame de seleção deverá apresentar o HISTÓRICO ESCOLAR, incluindo as disciplinas em andamento e a informação de que, se aprovado, terá concluído o curso no ano corrente (explicitar a data de integralização), com a Assinatura do Coordenador do Curso.

Dedicação ao Curso

– Recomenda-se que os alunos tenham dedicação integral e exclusiva ao curso de PG

– Excepcionalmente, o Orientador poderá solicitar ao Colegiado Geral permissão para que o aluno sem bolsa tenha uma atividade profissional (até 8 horas-semanais) mediante justificativa de que NÃO haverá prejuízo para o desenvolvimento do projeto nos prazos recomendados pela Capes (30 meses Mestrado e 48 meses para Doutorado).

Exame de Conhecimentos Específicos

– O conteúdo do exame de conhecimentos específicos versa sobre Bioquímica e Biologia Molecular Geral e é detalhado em tópicos mais específicos em cada Edital de Seleção. A prova é escrita podendo ser objetiva, dissertativa ou mista.

– A nota mínima para a aprovação na prova de conhecimentos é 5,0.

Exame de Proficiência – Ingles

– o comprovante de proficiência em inglês deve ser apresentado no ato da INSCRIÇÃO. Caso o candidato não tenha o comprovante, deverá realizar a prova de suficiência em inglês junto com a prova de conhecimentos específicos.

– a prova de suficiência em inglês é aplicada juntamente com a prova de conhecimentos específicos e constitui-se de compreensão de texto científico, é permitido o uso de dicionário.

– a prova tem caráter eliminatório. Há 3 possibilidades de resultados desta prova: Aprovado, Aprovado Condicional (terá chance de fazer novamente a prova após 6 meses) e Reprovado

– serão aceitos os seguintes CERTIFICADOS DE PROFICIÊNCIA em inglês:

CPE (Certificate of Proficiency in English – Universidade de Cambridge  (pontuação >= 60%)

http://www.cambridgeenglish.org/exams-and-qualifications/proficiency/

IELTS (nota mínima: 5,0) –  http://www.ieltscourse.com/

TEAP (Test of English for Academic Purposes) (pontuação mínima 70) – http://www.teseprime.org/apresentacao.php

TOEFL – iBT (TOEFL – internet-Based Test) (pontuação mínima 80) –  http://www.ets.org/pt/toefl/ibt/about

TOEFL – PBT (Paper-based Test) (mínimo 500 pontos) –  http://www.ets.org/pt/toefl/pbt/about

Inscrição – Documentos

INSCRIÇÃO – DOCUMENTOS

– não há cobrança de taxa de inscrição

– os documentos exigidos para inscrição podem ser cópias simples, desde que conferidos com os originais no ato da inscrição. Em caso de inscrição por correio, os documentos devem ser cópias autenticadas.

– o CV Lattes deverá ser acompanhado de documentos comprobatórios para os seguintes itens: iniciação científica, especialização e trabalhos publicados

– em caso de perda ou roubo de documentos, o candidato poderá fazer inscrição com o Boletim de Ocorrência (BO) e Protocolo de solicitação de segunda via dos referidos documentos.