Docentes Orientadores

Heberty di Tarso Fernandes Facundo

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). . Completou três anos de pós-doutoramento na University of Louisville – Kentucky – USA e 1 ano e dois meses na DUKE University – North Carolina – USA. Tem Mestrado e Doutorado em Bioquimica pela UFPE e USP-SP, respectivamente. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: Estresse oxidativo , Bioenergética, mitocôndria, biologia molecular, expressão gênica, bases moleculares de doenças cardiacas e células tronco. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Cariri.

Juan Carlos Alvarez Pizarro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1995), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2010). Tem experiência na área de Fisiologia e Bioquímica Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, absorção de potássio, expressão de transportadores envolvidos na absorção de K+, H+-ATPase de membrana plasmática, lipídeos de membrana.

Kamila Câmara Correia

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 2007, Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2010 e Doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2014. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (Crato), onde atua no ensino de graduação (Agronomia).

Francisco Nascimento Pereira Júnior

Possui curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2009) em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Mestrado em Bioquímica (2011) e Doutorado em Bioquímica (2014) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é Professor Assistente A da Universidade Federal do Cariri – UFCA. É bolsista do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica – BPI/FUNCAP. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: proteínas, lectina, atividade hemaglutinante, cristalização de proteínas e espectrometria de massas.

Cláudio Gleidiston Lima da Silva

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986); concluiu Residência Médica em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (1987-1990); concluiu mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), área de concentração Medicina Tropical. Concluiu Doutorado em Farmacologia Pela Universidade Federal do Ceará (2012), área de concentração Farmacologia. Concluiu Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina do ABC-SP (2016), na área de concentração Saúde Coletiva. Atualmente é médico patologista – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, exercendo a função como Diretor Técnico do Serviço de Verificação de óbitos de Barbalha. É Professor Adjunto em Patologia e Bioética no Curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Exerce a função de Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri. É professor de Patologia e Ética Médica na Faculdade Estácio de Medicina de Juazeiro do Norte. Tem experiência na área de Patologia Cirúrgica, Patologia Clínica e Patologia Tropical, com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Oncofarmacologia e Patologia Tropical. É Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará – Seccional Cariri, onde exerce a presidência.

Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira

Graduado em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (2013), com Período Sanduíche na Universidade do Porto – Portugal. Atualmente está como Professor Adjunto I vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde também atua como pesquisador do Grupo de Tecnologias Químicas Aplicadas. Em nível de Pós-Graduação, compõe o quadro de docentes/orientadores dos seguintes Programas: Bioquímica e Biologia Molecular da UFCA (Mestrado/Doutorado), Química da UNIFESSPA (Mestrado) e Ciências Naturais da UERN (Mestrado). Pela dinâmica dos projetos de pesquisa desenvolvidos, encontra-se associado à SBEE (Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica) e SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais). Tem experiência nas áreas de Eletroquímica e Química e Materiais, tendo como principais linhas de investigação o desenvolvimento e aplicação de (bios)sensores eletroquímicos, (nano)materiais eletródicos, processos oxidativos avançados e fotoeletrocatálise.

Sami Jorge Michereff

Concluiu a Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Pós-Doutorado em Fitopatologia na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha, 2011). Foi professor de Fitopatologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Recife – PE), onde atuou no ensino de graduação (Agronomia) e pós-graduação (Fitopatologia), de 04/1993 a 05/2018. Atualmente é professor de Fitopatologia na Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade – Campus Crato (Crato – CE), onde atua no ensino de graduação (Agronomia). Atua como docente permanente externo do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua nas áreas de Fitopatologia, Biologia Molecular e Ecologia Microbiana no Solo. Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq (2016-2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Claudener Souza Teixeira

Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Mestrado e Doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – DBBM, Universidade Federal do Ceará. Foi professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2015-2020), onde exerceu a função de membro titular do colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – (2016-2020); Membro titular da comissão interna de bolsa de pós-graduação (2018-2020) e conselheiro do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA/UFMA. Atualmente é Professor Adjunto C Nível I da Universidade Federal do Cariri – UFCA e gestor responsável pela Coordenadoria de Pós-Graduação – CPG da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPI da UFCA. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal – PPGCA/UFMA, Ciências da Saúde – PPGCS/UFMA e Ciências Ambientais – PPGCAM/UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Proteínas Bioativas, certificado pelo CNPq. Referee dos periódicos internacionais, Protein & Peptide Letters, International Journal Biological Macromolecules, Scientific Reports, Archives of Biochemistry and Biophysics entre outras. Atualmente, mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições de ensino/pesquisa do país e do exterior. Tem experiência na área de Bioquímica estrutural atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de estruturas tridimensionais de proteínas por cristalografia e difração de raios X, docking molecular, modelagem molecular por homologia estrutural, química de proteínas, purificação e atividades biológicas de lectinas.

João Hermínio da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri – UFCA e compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular – PPBM/Universidade Regional do Cariri – URCA (Mestrado), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e do Programa de Pós-graduação em Geologia – UFC (mestrado e doutorado). Desenvolve trabalho na área de espectroscopia Raman com materiais orgânicos e inorgânicos. Tem experiência na área de Física com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Raman e Infravermelho, estudo de materiais submetidos a altas temperaturas e a altas pressões, estudo de propriedades vibracionais de cristais de aminoácidos, crescimento e caracterização de cristais de aminoácidos, Ensino de Física, Aplicação de radioisótopos, Transferência de calor em reatores, Engenharia de reatores, Caracterização de paleomateriais e Materiais Arqueológicos. Publicou 22 trabalhos em periódicos internacionais, 52 citações e Fator H = 5.